A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.

Séneca

A Proposta Pedagógica do CER-Centro Educacional Renascer tem como objetivo valorizar o processo educativo como um instrumento de humanização e interação social, promovendo uma educação de qualidade, através de parceria entre pais, educandos, educadores e equipe gestora, num processo constante e ininterrupto de cooperação para a formação plena do SER, tornando-o apto, autônomo e coletivo.

Com base nessa proposta, o CER-Centro Educacional Renascer estabeleceu metas para avaliar, discutir e aprofundar as suas ações, no sentido de melhor oferecer uma educação de qualidade que atenda às exigências dessa sociedade em constantes mudanças.

Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

 

Educação Inclusiva

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." 
Antoine de Saint Exupéry

 

Um fato: No Brasil, aproximadamente 24% da população possui algum tipo de deficiência, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O que é Inclusão escolar? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva do CER acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.

PARCERIA: ESCOLA E FAMÍLIA

 

Os pais/responsáveis dos alunos em situação de inclusão poderão contribuir para o processo de inclusão e aprendizagem das seguintes maneiras:

 

  • Confiando no trabalho pedagógico desenvolvido pelo CER;

  • Mantendo constante diálogo com a Equipe pedagógica;

  • Comparecendo as reuniões sempre que solicitado;

  • Disponibilizando os contatos dos profissionais de saúde para que a escola entre em contato, sempre que for preciso;

  • Acompanhando o(a) aluno(a) na realização das tarefas de casa;

  • Disponibilizando informações médicas, como laudos e recomendações;

  • Checando e assinando os relatórios diários enviados na agenda.